sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Ah, Paris! É Natal!

Olá, Amigos e Seguidores do meu blog e também Pesquisadores da Cidade Luz.
Cheguei ontem, após excelente viagem, graças a Deus, mas o cansaço (afinal, conjugar Cabo Frio/Rio/Paris, numa tacada só, é mortal) e o primeiro rolé pelas adjacências da residência de Madame B., incluindo uma esticada à Avenue des Champs Elysées (registrei as inevitáveis cenas do Arco do Triunfo), com direito a um café expresso e um delicioso palmier no Paul (sentei-me para ver a banda passar, enquanto fazia meu lanchinho, mas, de repente, a manga do casaco derrubou o expresso, dando-me um banho memorável) e uma chegadinha no Monoprix da Rue de Boetie, para compras de material para café da manhã, algumas refeições e lanches, pôs-me a pique cedo e acabei por não ver o anoitecer que está acontecendo por volta das 19 h (3 h a mais do que no Brasil).


Dormi o sono dos justos. Hoje, só consegui sair às 10 h.  Resolvi subir o Boulevard Haussmann e a Avenue de Friedland, até à Praça Charles de Gaulle, a pé (o transporte de bus, métro e RER, ontem, hoje e amanhã, creiam, a custo zero, por causa da poluição?!?!?), para ir apreciando detalhes de Noël que são de encher os olhos e a alma.





Embarquei no M1 e fiz conexão na estação Palais Royal, embarcando no M7, direção Porte de la Villette.   Muitas surpresas.


Esta parte toda do Complexo de La Villette pegou fogo uma semana antes da minha chegada a Paris e pouco antes de sua inauguração (incêndio criminoso, segundo as más línguas), no ano passado, lembram-se?  Foi inaugurada no mês de novembro úlltimo.


Fui à Geóde, dar um abraço na minha Amiga Suzanne Esparron.




  
Retornei à "minha residência" (0800, desta vez) para almoçar uma deliciosa comida alsaciana que comprara ontem (eisban com chucrute e saucissons), às 14h, e voltei a sair às 16h, embarcando no bus 22 e saltando na Etoile, para ir a La Défense - M1, ver o primeiro Marché de Noël da lista que fiz previamente. Quando cheguei ao Parvis de La Defense, chorei de emoção, com a primeira visão das incontáveis luzes das decorações.









    
Voltando para casa, postei no blog e logo fui dormir, porque teria um rendez-vous (estão lembrados do  significado do termo?) às 10h, em Les Lilás, no dia seguinte. 

Iolanda Lopes de Abreu

Nenhum comentário: