sábado, 10 de dezembro de 2016

As Catacumbas

A temperatura, como previsto pelos entendidos em condições climáticas, despencou.  Isto, aliado ao fog, deixou a cidade cinzenta e o povo encasacado. Eu parecia um  robot, mas não perdi o rebolado.  Saí de casa bem cedo, logo que clareou (8h) e fui a Les Lilas, visitar a Família Blanchard.  Monsieur Florent está em Myanmar (ou Birmânia), a trabalho, pela televisão, mas Hélène e os encantadores filhos Solal e Ella fizeram as honras da casa e foram muito gentis recebendo-me.  Cheguei às 10h, em ponto.





Saindo dali, fui a uma feira livre.
Programei visitar as Catacumbas Métro Denfert Rochereau, hoje, porque a temperatura nos subterrâneos, a 20 metros abaixo da superfície da rua de entrada é sempre de 14 graus centígrados.  Mas, anda-se, anda-se, anda-se, depois de descer uma escada de 135 degraus  - 2 quilômetros e meio - mas não acaba aí, desceu?  Tem de subir.  Duas horas de visitação, ou mais, se o visitante for meticuloso em anotações e fotos.  Ingresso: 17 euros, com o audioguia.








Em seguida, fui ao 13º arrondissement, onde eu moraria, numa boa.  Estive no imenso Shopping da Place d'Italie e no Carrefour, jantei no KFC e, é claro, fui fotografar a Mairie local que está show de bola, quero dizer, show de luzes.
Para surpresa de todos, o transporte não foi gratuito no dia de hoje.  Escurece muito cedo, às 17h 30min.  





Iolanda Lopes de Abreu