domingo, 25 de dezembro de 2016

Ceia de Natal à Parisienne

Reuniu-se hoje, para a Ceia de Natal, no apartamento de Madame B., seu filho Thiago, sua filha Patrícia, seu filho Marc e sua noiva, Sophie, os pais de Sophie, Chantal, com seu irmão, e Gilles e seu outro filho Georges e sua noiva, Justine e eu, claro.
E foi Gilles quem preparou a peça de resistência do almoço, um ganso, que ele foi buscar a 600 km de Paris, numa fazenda especializada em aves de qualidade superior, uma vez que criadas soltas, ou seja, sem confinamento.
De véspera,eu preparei 44 rabanadas,para a chegada dos comensais.  Ficaram deliciosas.




Greg e a simpática e prendada Sophie.


George's e seu pai,, Gilles e Chantal, noiva do George's.

Beatriz, Thiago e Patrícia

Justine, na cozinha, ajudando o marido.

Gilles dando seu recado, preparando o ganso.
Chegaram todos por volta das 10h20min, quando Monsieur Gilles colocou o ganso, que pesava 7kg, no forno. De vez em quando, ele ia até a cozinha e banhava a ave com um molho preparado por sua simpática esposa, que o auxiliava.
Olhem o "goose", ainda inteiro!  Vivo, pesava 7 quilos.

Gilles e Jusatine, regando o ganso.

Enquanto isto, Sophie abriu duas garrafas de champanhe e serviu a todos - só eu e Thiago bebemos água Perrier pétilant - juntamente com variados biscoitos-palito.
Em primeiro plano, Sophie; atrás, George's, Thiago e Patrícia.

Por volta das 13h30min, deslocamo-nos para a imensa sala de refeições deste apartamento Haussmanniano, cujo teto dá gosto de apreciar e onde a lareira estava acesa (très chic).

Detalhe do teto da sala do apartamento.


Da frente,para trás: Giles, Sophie e Thiago.
Foram servidos diversos tipos de entradas, com todo tipo de pão, torradinhas e bolachas.

Ai, o simpático Marc, filho da Beatriz, que se casará em junho.
Depois, foi a vez do almoço propriamente dito, composto de purê de marrons, feito com a calda do ganso, um (não me lembro do nome) eu diria mexido de miúdos do ganso com lascas de champignons, ameixas, damascos, marrons e outras delícias, um purê de marrons preparado com o molho do ganso e o rei da festa, que já chegou fatiado, em travessas.  Deitei o cabelo. Comi até não mais poder.





E então, foram servidos os queijos.  Maravilhosos!


 E para finalizar, belas e deliciosas sobremesas.






Ah, ia-me esquecendo: colocaram-me sentada entre o Chef de Cuisine, que ficou na cabeceira, e a esposa dele.



De frente para mim, o filho George's e, ao lado esquerdo dele, o Marc, o que significa que pude conversar sempre, com um empurrãozinho deste último.



Iolanda Lopes de Abreu