segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

La salle des pas-perdus

Caminhava de Chatelet para a Cité quando, de repente, deu-me na telha tentar entrar no Palácio da Justiça, para conhecer a Salle des Pas-perdus.


Primeiro, apresentando minha carteira da OAB/Rio de Janeiro/Brasil, a um guarda, ao mesmo tempo  em que solicitava permissão para ali ingressar, este indicou-me a entrada dos Advogados, onde repeti o mesmo apelo, desta vez a uma guarda, informando que era Advogada aposentada e que desejava conhecer a Salle des Pas-perdus.
Apontou para o local, indicando para entrar, a droite, no grande corredor à frente, porém mandando-me passar pela revista da bolsa e pelo detector de possíveis metais sob as roupas.  
Ufa, estava entrando para conhecer a sala, ou melhor dizendo, o grande salão onde os Advogados andavam, outrora, de um lado para o outro, aguardando a chamada para as suas audiências, daí dizer-se que os passos ficavam ali perdidos.  


Salle des Pas-perdus

Antes, ao passar pela accuiel, por sorte, fui atendida por um português, que disse que eu podia circular à vontade, tirando fotos de tudo, menos do interior de salas de audiências.







Foi muito interessante minha breve visita; fiquei sabendo que, em breve, o Palais de Justice será desativado e passará para um moderno prédio.  





Iolanda Lopes de Abreu