terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Patrimônio Religioso de Paris - II

1º Arrondissement

A - Saint Germain-l'Auxerrois - Paróquia dos Reis da França.  Cinco séculos sucessivos de arte: ali encontramos sinos romanos, coro e portal de estilo gótico rayonant,  nave e alpendre de estilo gótico flamboyant e vitrais da Renascença.  Cenas da vida de Jesus, num retábulo flamenco do 16º século e outro, consagrado à Virgem Maria, da Escola Francesa.
Tem visitas guiadas,cujos horários variam com a estação do ano.  É possível visitá-la também durante as Jornadas do Patrimônio.
Muito fácil de localizar - 2 Place du Louvre (bem em frente à fachada norte do Louvre. Fique atento(a) aos horários dos sineiros fazerem suas apresentações (assinalado junto à entrada principal).  É show.
Acesso: estações do Métro, Louvre-Rivoli ou Pont Neuf.

B - Saint Eustache - Uma das maiores igrejas de Paris, depois da Notre-Dame.  Reserve pelo menos uma hora, da sua caminhada, se quiser maravilhar-se com os detalhes.  Ela fica entre o novíssimo e espetacular Forum Les Halles e a Bolsa de Comércio. Foi construída por iniciativa de François 1º, entre 1530 e 1637. Estrutura gótica, com fachada clássica do XVIII século,  belas obras no seu interior.  O órgão é recente, de 1989.  A fachada foi toda limpam, recentemente.  
Tem visitas guiadas,cujos horários variam com a estação do ano.  É possível visitá-la também durante as Jornadas do Patrimônio.  Rue de Jour.
Acesso: estação do Métro Les-Halles. 
Se, no horário de refeição, quase ao lado, os estrelados restaurantes Au Pied de Cochon e, um pouco mais adiante, o Le Cochon à l'Orreille.

C - Oratoire du Louvre - Igreja construída a partir de 1621, pelo Cardeal de Bèrulle, com fachada estilo clássico. e colocada à disposição dos Protestantes, por Napoleão Primeiro, em 1811.  Ao lado da igreja, monumento ao Admiral Gaspard de Coligny (1889).
Visitas guiadas, só sob marcação.
Ao lado do Louvre, 145 Rue Saint-Honoré.
Acesso: estações do Métro Louvre-Rivoli e Palais Royal.
Culto aos domingos, às 9h 30min.

D - Saint-Roch - A igreja atual data de 1653 e foi magnificamente restaurada. 150 personalidades religiosas, políticas e culturais estão enterradas ali.  É a Paróquia dos Artistas.  possui um importante patrimônio dos séculos XVII ao XX.
296 Rue de Saint-Honoré.
Visitas guiadas, toda segunda quarta-feira de cada mês.
Acesso: estações do Métro Pyramides ou Tuileries.

E - Saint-Leu - Saint-Gilles - Igreja capitular dos Cavaleiros do Santo Sepulcro,  fundada em 1235 e situada sobre uma antiga via de peregrinação e acesso a Saint Denis.  Possui um bom acervo de obras de arte.
Visitas guiadas.
92 Rue Saint Denis.
Acesso: estação do Métro Etienne-Marcel.

Fonte: guide des visites d'eglises/2015

Iolanda Lopes de Abreu

Nenhum comentário: