quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Roteiro para Sete Dias - 7º dia

             Obs.:  O roteiro do 7º dia é, na realidade, o mesmo do 5º dia, no roteiro de 5 dias.

            Despertar às 7h, café da manhã às 7h 30min. e sair do hotel às 8h, deixando tudo pronto para, ao retornar ao hotel, tomar um banho rápido e fazer o check-out.  Pegar o M 4, no sentido Porte de Clignancourt, e saltar na estação Denfert Rochereau, para fazer a correspondência para a Linha Charles de Gaulle-Étoile/Nation do M 6 (verde clara), e saltar na Place d'Italie.  Embarcar no M5 (laranja), Linha Place d'Italie/Bobigny-Pablo Picasso, saltando na estação Gare d'Austerlitz.  Aí, estão vários pontos de interesse: o Museum Nationale d'Histoire Naturelle, o Jardin des Plantes e o Hopital Pitié de La Salpetrière.  Só uma fotinha da entrada deste último.
.
La Salpetriére, de não muito suaves recordações, mas as pessoas de coração imenso que ali conheci, Dra. Dagreou (falecida precocemente), Monsieur Phillipon, Monsieur Rivierez, Monsieu Didier (Médicos e Professores de mão cheia), Mme. Elisabeth (Infirmière) e demais  Colegas serão sempre lembradas com carinho.
           Seguir para o Quai Saint Bernard, quando encontrará, ao seu longo, entre ele e o rio, numa extensão de 600 metros do Jardin Tino Rossi, o Musée de La Sculpture en Plein Air, criado em 1980, com mais de 25 peças de escultores diversos.  Aí, você matará dois coelhos de uma cajadada só:  conhecerá este magnífico museu e curtirá o charme de uma caminhada, num belo espaço verde, ao longo do Rio Sena.  Especial momento para fotos.


E você ainda poderá dar uma relaxadinha, desdcansando à beira do Sena.


           Continuando, sair do espaço virando à esquerda, para pegar  o  metrô,  na estação Jussieu do M 10(verde limon), Linha Gare d'Austerlitz/Boulogne-Jean Jaurès, a fim de saltar na estação Duroc.  Aí, pegar o M 13 (azul clara), Linha Chàtillon Montrouge no sentido La Fourche, onde ela curiosamente se bifurca para a esquerda - Les Courtilles e para a direita - Saint Denis-Université.  Saltar na estação Varenne.  Encontrou algum lugar de interesse já seu conhecido?  Ah, o Duomo des Invalides!
            Caminhar para trás da saída da estação.  Olhe que interessante!  Um posto de gasolina self-service, em plena calçada?  Isto, turista nunca vê, e são muitos, espalhados pela cidade.

           Mais uns passos e estará chegando ao Musée Rodin - 79,  Rue de Varenne, perpendicular ao Bd.  des Invalides. 
Prédio principal de acesso ao Musée Rodin.  Não abre aos domingos.. 
Ingresso: €5,00 mais €1,00 para visitar os jardins (uma insignificância, pois todo o conjunto - esculturas e jardins - é uma espetáculo inenarrável.) 
Le Penseur

A Porta do Inferno

                                                                                             
Que dá vontade de passar a manhã toda aqui, dá.  Muito verde, uma agradável lanchonete, com mesas e cadeiras ao ar livre, banheiros limpos e espaço até não mais poder, para caminhar e refletir... 

          Ao sair do Museu, retornar à estação Varenne do M 13, no sentido La Fourche e saltar na Gare St. Lazare, para embarcar no M 3 (verde abacate), Linha Pont de Levallois-Bécon/Gallieni, no sentido desta última, e desembarcar na estação Opéra.
           Quer aproveitar para mais umas fotos?   Contornar a Opéra Garnier, pela esquerda, e alcançar as Galerias Lafayette (abertas das 9h 30min. às 20h, de lundi au samedi; até 21h, le jeudi), 40, Bd. Haussmann, porque eu sei que você ainda quer comprar muita coisa, mas, uma vez lá, não deixe de olhar para o alto, bem no setor dos perfumes, para apreciar a belíssima cúpula, de vitrais. 

         

 O Détax – O Détax nada mais é do que o reembolso de 12% (doze por cento) do valor total de suas compras, que lhe é feito, desde que tenha comprado acima de 170 euros, e cujo valor  poderá ser-lhe entregue   no   aeroporto (não aconselho - a fila, invariavelmente, é enorme e o serviço lento) ou depositado em sua conta bancária, se feito anteriormente, cumprindo todas as formalidades (apresentação de passaporte, prenchimento de documento especial para este fim etc.), numa loja onde tenha comprado.  As Galeries Lafayette têm um setor especialmente para este atendimento.
         
               Embarcar no M 7 (rosa), estação La Fayette, da Linha Villejuif-Louis Aragon/La Courneuve, no sentido desta última e saltar na estação Gare de l’Est, para fazer a conexão com o M 4 (roxa), da Linha Porte de Clignancourt/Porte d’Orleans, no sentido desta última, e saltar na estação Alésia.  Dar uma passadinha no Carrefour (bem próximo do hotel) e comprar o que você estiver imaginando em levar para casa (observados os limites de peso de bagagem).  Chegar ao hotel e retirar seus pertences do apartamento, fazendo o check-out.  Aguardar o transfer, no lobby, contabilizando o seu AMOR pela Cidade Luz.

Iolanda Lopes de Abreu