sábado, 3 de setembro de 2011

Centre Georges Pompidou

        Se sobrar um tempinho, não deixe de visitar o Centre National d'art et de culture Georges-Pompidou, mais conhecido como Centre Geoges Pompidou, localizado num local movimentadíssimo,  que é a Place Georges Pompidou, onde apresentam-se animadores de rua, os saltimbancos, quase em tempo integral.  Sai um artista de cena, entra uma troupe.
        Ele foi inaugurado em 1977 e é um dos principais exemplos da arquitetura high-tech, visto como um modelo do pós-moderno, com canos de colorido variado e forte, todos aparentes, que, para os menos avisados, são simplesmente chamativos e impactantes, mas que, na realidade, têm uma função maior do que a decorativa.
        As cores servem: para orientar quanto à circulação vertical das pessoas - vermelha, para identificar  a função dos canos, ou seja, verdes - água, azuis - ar, brancas - ventilação dos andares subterrâneos, amarelos - condutores de eletricidade. 
        É como se pudéssemos ver as "entranhas" de um prédio e, entender a sua funcionalidade.


Um animador de rua em atividade, na grande praça ao lado do Centro G. P.
       
       No 4º e 5º níveis, está o MNAM - Musée National d'Art Moderne; no 1º, 2º e 3º níveis encontramos a BPI - Bibliothèque Publique d'Information; Instalado na Place Stravinsky, fica o IRCAM - Institut de Recherche et Cordination Acustique et Musique; no 1º e 6º níveis, as Galeries d'Expositions Temporaires.
        Nesta área do Centre GP, há muitos restaurantes despretenciosos, bonzinhos e com preços acessíveis. Indico o Le Chant des Voyelles situado no 4 Rue des Lombardis.

Iolanda Lopes de Abreu