sábado, 17 de setembro de 2011

Les Journées du Patrimoine

Antes de vir curtir Paris, em setembro, permiti-me uma repaginada, indo a todos os istas (oftalmologista, endodontista, dentista, ginecologista e por aí a fora, mas não me ocorreu marcar consulta com o psicanalista - rs).  Olhem no que deu: hoje foi o primeiro dos dois dias de cada ano, de "Les Journées du Patrimoine", em sua 28ª edição, o que significa dizer Jornadas de filas quilométricas para ver-se o Patrimônio, ao qual nunca, numa situação normal, se tem acesso e, o melhor, com entrada grátis.
Dei a maior sorte de estar por aqui.  Assim, atendendo ao "choisissez votre balade", escolhi o crème de la crème, para mostrar a vocês, através do meu blog, o Palais de L'Elysées, por dentro e, muito embora o Sarkozy e La Bruni tenham me convidado para o almoço, tive de recusar o convite, preferindo passar a manhã toda na Muffe, comendo uma porção de besteirol.
Cheguei ao "rabo" da fila às 15h 15min. e perguntei ao guarda o tempo aproximado de espera, respondendo-me ele, ser de 3h e 30min., a partir daquele ponto.  Quase desisti, mas uma vez que amanhã pretendo ver um outro programa muito disputado, La Banque de France (inintrável, também, no resto do ano), resolvi ficar, apesar da temperatura estar, àquela altura do dia, começando a despencar (foi de 22º para 11º), agradecendo ao estalo de memória que tive, pela manhã, de comprar o Aujourd'hui en France e de ter levado meu Nano, para ouvir umas músicas, assim, as horas passaram mais rapidamente.


Britânicamente, alcancei o Portão Principal, às 19h., mas a passagem pelo controle de bolsas e metais foi demorado, bem como a outra fila de acesso (banheiros químicos e água mineral à vontade, para os visitantes),


Água mineral e copos, à vontade, com lixeiras bem posicionadas.

já nos jardins do Palácio, resultando em mais uma hora de espera, mas valeu, porque é tudo muito chic, translumbrante mesmo. Lá de dentro, vi, com alívio, que a chuvarada tinha caído, logo após a minha entrada. Vejam umas fotos, por enquanto.

Banheiros químicos, encobertos por arbustos estrategicamente colocados.

Lindos, os jardins.

O corpo principal do Palácio.

Neste setor do jardim principal, havia um telão, onde filmes em torno da vida presidenciável eram mostrados.

Salle des Fêtes - de cerimônias oficiais.





A demain.

Iolanda Lopes de Abreu


Roteiro para Dezesseis Dias - 15º dia (1ª parte)

Despertar às 8h, café da manhã às 8h 30min e sair do hotel às 9h.  Embarcar no M 4, estação Alésia e descer na estação Châtelet, para fazer conexão com a linha La Défense-Grande Arche/Vincennes, no sentido desta última e desembarcar na estação St. Paul.  Subir a Rue St. Antoine, até a entrada para a Place des Vosges, Rue Birague, à esquerda.
Ao chegar à praça, caminhar para a direita, até o nº 6 (cuja fachada já fotografou quando esteve no local), para visitar a casa de Victor Hugo.  O ingresso custa 5 euros e são admitidas fotos.  No local onde são vendidos os tickets, existe uma lojinha.






Retornar à Rue St. Antoine, dobrar à esquerda e caminhar até à estação Bastille, para embarcar no M 8 (roxa) Créteil-Préfecture/Balard, no sentido desta última, para desembarcar na estação Richelieu Drouot e seguir pelo Boulevard Haussmann até à Square Louis XVI.
Aí está localizada a Chapelle Expiatoire - o edifício neoclássico (1816-1826) ocupa uma parte de um pequeno cemitério aberto em 1720, onde foram enterradas as 1343 vitimas da guilhotina revolucionária, incluindo Louis XVI e Marie Antoinette, que nele repousaram por 21 anos e depois foram enterrados na Basílica de St-Denis.  Visitas: 5 euros, de quarta-feira a sábado, das 13h às 17h.




Iolanda Lopes de Abreu