segunda-feira, 7 de maio de 2012

Festa de 8 de Maio

Nicolas Sarkozy, lors des commémorations du 8 Mai, à La Nartelle, en 2009.

Nicolas Sarkozy, lors des commémorations du 8 Mai, à La Nartelle, en 2009. | AFP/HORACIO VILLALOBOS
Fonte da foto e do texto: Le Monde.

François Hollande participará amanhã, na parte da manhã, ao lado de Nicolas Sarkozy das cerimônias do 8 de Maio, comemorativas do final da Segunda Guerra Mundial.  Monsieur Sarkozy propôs a Monsieur Hollande participar desta cerimônia e ele aceitou.
A cerimônia terá início às 11h 05 min., com a colocação de uma coroa de flores ao pé da estátua do General Charles de Gaullhe, nos Champs-Elysées, pelo Presidente Sarkozy.
A partir de 11h 15min., ele passará as tropas em revista, na Place de l'Etoile, depositará outra coroa de flores ali, reacenderá a chama eterna e se postará em frente à tumba do soldado desconhecido.
Há cinco anos, Nicolas Sarkozy, eleito dois dias antes, não desejou participar desta cerimônia com Jacques Chirac, em seguida, explicando que não quis dar a impressão de uma República de duas cabeças.  Sarkozy e Chirac, entretanto, estiveram juntos, naquele mesmo dia, em uma cerimônia no Jardin du Luxembourg, comemorando a Abolição da Escravatura. 
A Secretária geral da UMP - União por um Movimento Popular, em francês: Union pour un mouvement populaire, Jean-François Copé, aproveitou a ocasião do 8 de maio para organizar uma homenagem popular ao presidente que está saindo.  Ela convidou os aderentes do UMP, na Ile-de-France para virem, em grande número, acolher calorosamente Nicolas Sarkozy, quando da cerimônia, comparecendo amanhã, às 9h 30min., à Place de l'Etoile, em Paris.

Iolanda Lopes de Abreu