sexta-feira, 25 de maio de 2012

Paroisse Saint Augustine

Cair da tarde.  Saio do Monoprix, carregada de sacolas plásticas de compras para lanchinhos básicos  e deparo-me com este cenário lindo.  Lâmpadas começando a se acender, faróis acionados nos carros, um sinal luminoso com seu verde intenso, tudo emoldurando a Paroisse Saint Augustin.

A Igreja foi construída entre os anos de 1860 e 1871, no quartier de la Petite Pologne, atualmente chamada de Praça Saint-Augustin, no 8º Arondissement.  Durante o Segundo Império, este quartier mudou, com um crescimento demográfico, haja vista a construção de inúmeros imóveis.  O Prefeito Haussmann ali traçou largas avenidas retilíneas.
Napoleãp II decidiu então que a cripta da Igreja de Saint Augustine abrigaria as sepulturas dos príncipes da família imperial, eis que os imperadores e as imperatrizes iriam repousar na Basílica de Saint-Denis.
A construção desta igreja, no carrefour do Boulevard Haussmann e do Boulevard Malhesherbes, ambos de grande circulação de veículos, não foi muito feliz, porque aí está uma das áreas mais estridentes de Paris, o que não beneficia um bom recolhimento dos fiéis na nave.
Foi nesta Igreja que se converteu Charles de Foucauld, que foi influenciado pelo vigário da Paróquia, o  Abade Huvelin.
Fonte: Wikipedia
"Eis que o Senhor Deus virá com poder, e o seu braço dominará; eis que o seu galardão está com ele, e diante dele, a sua recompensa." Isaías 40:10. 

Iolanda Lopes de Abreu