domingo, 16 de setembro de 2012

Le Château de CHANTILLY - I.

Este é um passeio muito especial, para ser feito com vagar, ocupando um dia inteiro da sua agenda de viagem.  Chantilly é logo ali - 25 min. de Paris a Chantilly-Gouvieux, mais 5 minutos de táxi, até o castelo.
Dirija-se à Gare du Nord. 
 
Métro (Linhas 4 e5)  RER (B e D).  Eu acessava de ônibus (43) que passava na Haussmann.
Lá chegando, vá ao andar superior, onde estão as plataformas das grandes linhas e compre seu bilhete num guichê (com pouca experiência de trem europeu, deve-se abandonar a compra nas máquinas, para evitar-se erros).  Valor do tíquete: 9,20 (2ª classe).
Verifique bem o horário de embarque.  Não duvide da pontualidade.  O meu apontava 10h 49min.  A partir daí, procure identificar a plataforma de embarque, no imenso placar preto.  Uma loucura!  Trocentos destinos. 
 
 
Em caso de dúvida, não vacile.  Vá ao ACCUElL,
 
 
pois, gentilmente, um atendente dirá para onde você deverá se dirigir.  O certo é que, 20 min. antes da partida, a plataforma será indicada.
 
 
Outros dois detalhes:  passe seu bilhete na máquina de compostar (o que significa dizer, validar o bilhete para aquela determinada viagem), antes de embarcar.  Muitas das vezes, o bilhete comprado em guichê ou sala de vendas já sai compostado.  Finalmente, você deverá observar o vagão no qual embarcará.  2ª classe é 2ª classe.  O número 2 aparece bem legível nos limites de cada vagão.  Não erre.  Quando menos se espera, aparece o fiscal e a multa é sempre pesada.  Mas não se assuste, a 2ª classe é um luxo só.  Veja a seguir.
 
 
Chegando a Chantilly-Gouvieux, saia da estação pelo lado do pórtico de entrada, onde logo é encontrada uma fila de táxis. €8,00 (caro, para o viajeiro solitário).
 
 
Amanhã, a visita ao Château e seus jardins, almoço e apresentação de cavalos amestrados.  Fique de olho.
 
Iolanda Lopes de Abreu