quarta-feira, 27 de julho de 2011

E se você precisar?

...de água para beber? 
             Puxa, estou só falando de água, há dois dias: praia no Sena, piscinas municipais...  Sabe que me deu sede?  E agora, o que fazer, se você está longe de um mercadinho ou longe do hotel e a garrafinha d'água (elemento indispensável na sua bolsa ou mochila, durante suas andanças), que você portava, secou?
            Você vai encontrar em Mairie de Paris diversas fontes de água potável, como esta abaixo, conhecidas como Bicas Wallace, totalizando mais de 100, e foram doadas no século XIX (1872), pelo milionário inglês Richard Wallace.  Beba à vontade e depois, encha sua garrafa.  Uma observaçãozinha: é uma economia e tanto, mas eu, particularmente, acho esta água horrível, pesada e não a utilizo, porque não mata a minha sede.

Fonte Wallace
            As fontes Albiano são resultado dos ingentes esforços do Prefeito Haussmann para proporcionar água de boa qualidade à população.  Esta água é bombeada a 620m na areia de Albiano e está abrigada das poluições modernas.  Assim, este recurso hídrico puro é ofertado por este tipo de fonte.  Só conheço duas, esta da foto e uma localizada em Les Halles, embra sejam quatro.  Conforme mostro, a água é jorrada, quando passamos a mão em frente a um sensor ótico.   Desta aí, eu bebo e encho minha garrafa.  Sai geladinha.

Fonte Albiano - Place Paul Verlaine, em frente às piscinas de La Butte aux Cailles

           Para a virada do milênio, a Prefeitura de Paris abriu um concurso com o objetivo de serem criadas novas fontes, para a cidade.  A vencedora foi a da foto abaixo (Na calçada do Hotel Dieu, ao lado da Notre Dame) e existem, também, quatro exemplares.

Fontaine Millenaire

           Em setembro de 2010, a municipalidade de Paris, através da Empresa Eau de Paris,  veio de criar sua primeira fonte pública de água gaseificada, para incentivar que seja bebida água da torneira, eliminando o consumo excessivo de garrafas pet, colaborando assim com o meio ambiente.  esta fonte está localizada na parte leste da cidade, mais precisamente, no Jardin de Reuilly,  no 12º Arrondissement.
            Como chegar lá, saindo do Hotel Ibis Alésia: fazer a correspondência do M 4, na estação Strasbourg-St.Denis com o M 8 (roxa clara), Linha Balard/Créteil-Prefecture, e desembarcar na estação Montgallet e entrar pela rua do mesmo nome.


Que delícia!  Geladinha!  Descobri outro modo de vir até aqui.  Saltar do Metrô estação Bastilha e descer ao lado dos Arcos, continuando pela Promenade Plantée.  Ao final, contornar, ainda na parte alta, que alcança o Jardin de Reuilly, por trás..

 
Iolanda Lopes de Abreu

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia!!!!
sempre bom voltar ao Blog e rever noticfias...
esta excelente!!!!

oui oui oui!!


Fabio Saucedo