segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Roteiro para Sete Dias - 6º dia (2ª parte)

           Almoço em Roland Garros?  Se você estiver em lua-de-mel e o arrecadado "na gravata" puder suportar o ônus, vá lá, eu até incentivo, caso contrário, é um luxo desnecessário.  Então, vamos "do luxo ao lixo".  Brincadeirinha!  Você vai curtir de montão.  Embarcar no M 10, sentido Gare d'Austerlitz, para desembarcar na estação Jussieu (só destacando: estará percorrendo Paris, de oeste para leste, passando por 15 estações) e fazer a conexão, embarcando no M 7 (rosa), linha La Courneuve/Villejuif-Louis Aragon, no sentido desta última, saltando na estação Censier Daubenton -  para localizar-se: você estará perto da Sorbonne, do Panthéon, da Grande Mesquita de Paris, enfim, no 5º Arrondissement.   Hoje, é para todos os sentidos: não, não vamos ocupar espaço num restaurante, vamos comer aqui e ali, até dizermos parou, parou!!! Vamos começar por uma casa translumbrante que descobri (a fome faz destas coisas), caminhando,  a Sitia Traiteur Grec - 5, rue de Bazeilles..  Estes caras são gregos ou das Arábias? Experimentar o delicioso falafel que eles fazem, sem babar...  Humhhhhhhhhhhh!  Os doces (provar o de cabelo de anjo), uau!  Calma!  Nós estamos indo para a Rue Mouffetard, La Mouffe (clique, ao final da postagem, para ver o mapa), para os íntimos, e vamos comer, a rodo - ah os vinte quilos que perdi!  Cada vez que venho a Paris, ganho cinco, de tão distraída que sou.
            
Logo ao lado, um mar de frutas.  Na primavera , os morangos importados da Espanha (tamanho gigante) são inqualificáveis, de tão saborosos.  Pronto, já garantida a sobremesa light.  Nesta início de agosto, ainda encontramos deliciosas cerejas.

                      

Pronto, já estamos na Mouffe.   Um grande marché, com Patisseries, Cafès, Creperies, Chocolatiers, Charcuteries, lojas de roupas, lojas de alimentos de todas as espécies,  tudo em uma rua super estreita,  com pouco mais de 650m de comprimento, porém conhecidíssima e concorridíssima.


Aqui, por onde começamos,  é o final da Mouffetard.  Ela tem início na Place de la Contrescarpe.


 

           À noite, quando as lojas fecham, abrem-se os restaurantes.  E vamos que vamos... comer.

           


 Depois de passar pela imperdível L'Occitane en Provence (pode, você pode e deve comprar qualquer delícia perfumada) e pelos Chocolatiers Jeff de Bruges (imperdível - comprar, nem que seja uma barrinha de chocolate), Marionnaud e Renaissance, ao final desta ruazinha antiquíssima, de atmosfera incrível, onde o "congestionamento" de pedestres é inevitável, sentar-se para um cafezinho no Starbucks Cafè. 
         

Veja que riqueza de detalhes neste antigo sobrado!


Ficaria aqui o dia inteiro, mas...
           Retornar ao ponto incicial, na Square Saint Mèdard, onde está a Igreja  de Saint Mèdard.  Apreciar, se der sorte, uma banda de rua.  Mas, atenção:  este programa nunca deve ser agendado para segunda-feira.
Igreja de Saint Mèdiard

Queijos e

Vinhos (La Fontaine Aux Vins).  Vendam-me um guaraná!
Iolanda Lopes de Abreu

Nenhum comentário: