sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Roteiro para Treze Dias - 13º dia

            Despertar às 7h, café da manhã às 7h 30min., fazer tratativas na recepção, para retirar a bagagem do apartamento às 15h, afinal você, tendo permanecido durante doze pernoites no mesmo hotel, já está na lista de hóspede V. I. P.  (Very Important Person) e saída do hotel às 8h 15min.
         Embarcar na estação Alésia do M 4, desembarcar na estação Denfert Rochereau e embarcar no M 6, sentido Nation, para saltar na Place d'Italie e fazer a conexão para a Gare d'Austerlitz, pegando o M5.  Vou fazer uma brincadeirinha com você, no seu último dia de Paris (último, não, porque a gente nunca deve dizer último, vá lá - penúltimo...), para ver se gravou tudo direitinho desta cidade plena de magia.  Mas, prepare as pernas!  Quero que fique bastante cansado(a), para desmaiar no avião, após o jantar, e só acordar quando o café da manhã começar a ser servido, por volta das quatro da matina de amanhã, já quase chegando ao Rio.
          Antes de mais nada, vamos abrir o nosso mapa e, observar bem. A linha que o Rio Sena descreve em Paris (uma semi-oval), da direita para a esquerda, demarca dois "territórios" -  Rive Gauche e Rive Droit, em semi-ovais muito parecidas.  Quando chega no Quai de Stalingrad, ele retorna e vai abraçar os bairros da Rive Droit, a oeste e ao norte, descrevendo a mesma curva, até as bandas de St. Ouen.   Isto é percebido claramente quando, por exemplo, você voa de Paris para Tunes, na Tunísia, em voo diurno e com "céu de brigadeiro".  
          Iremos caminhar pelo lado esquerdo do Rio, desde a Ponte d'Austerlitz, reconhecendo as pontes pelas quais já tenhamos passado  nestes dias de caminhada, porém não na mesma ordem, quando irei (I) destacando pontos de interesse, neste lado esquerdo, até à Ponte d'Iéna,  e você (T) vai identificar para mim, o que estiver visível, do outro lado (não havendo ponto de interesse, destacar o que vê).  Uma vez que a cidade, em todo este trecho, é plana, a tarefa é mole, mole.  Mais fácil que isto, só andar por Roma.  Ao final, querido(a) Turista, tenho certeza de que estará pós-graduado(a) em Paris, além de a-pai-xo-na-do(a) por ela.  Vamos nessa?
I - Pont d'Austerlitz
Atrás de nós, atravessando o Quai, o Museu Nacional de História Natural; à beira do rio, Museu de esculturas a Plein Air.
T - Espaço para passeio de pedestres, ao longo do Rio Sena.
I - Pont Sully (temporariamente em reparos)
Atravessando o Quai, o Instituto do Mundo Árabe.
T - Parte final da Ile de St. Louis.



I - Pont de La Tournelle (em obras)
Na esquina, atrás, o Restaurante Tour d'Argent e seu Museu da Mesa.
T - Meio da Ile de St. Louis.



I - Pont l'Archevéche
Uma das duas pontes onde os casais criaram o hábito de "prender-se, um ao outro", com cadeado, jogando a chave ao leito do rio.
T - Parte de trás da Catedral de Notre Dame.  Memorial da Deportação de Judeus.
I - Pont au Doble (ponte marrom - local onde o Sena é mais estreito)
Na calçada, atravessando o Quai Montebello, bistrôs e lojas de souvenir.
T - Acesso à Place de Notre Dame e ao Marco Zero.

I - Petit Pont (A que está acima, em primeiro plano.)
T - Parvis.
I - Pont St. Michel
Do outro lado do Quai, a Fontaine St. Michel.
T - Ile de La Cité, Sainte Chapelle, Palais de Justice.


I - Pont Neuf
A ponte mais antiga sobre o Sena e única que tem dois segmentos, unindo a Ile de la Cité às suas margens.
T - Acesso às Vedettes da Pont Neuf, através da Square du Vert-Galant; estátua equestre de Henri IV; na outra extremidade, os Magasins de La Samaritaine.

I - Pont des Arts (outra "Ponte dos cadeados")
Exclusivamente para pedestres, Para trás, a Escola Superior de Beaux Arts; à nossa esquerda, o Institut de France e, antes dele, a Casa da Moeda.
T - O Louvre.

I - Pont du Carrousel
T - Louvre, na outra margem.


I - Pont Royal
Musée D'Orsay, para a esquerda, ao atravessar o Quai.
T - Final do Louvre.

I - Pont de Solferino ou  Passerelle Leopold Sédar Senghor
É uma ponte de pedestres e Monumento/Memorial. Para trás, o Musée Dorsay.
T - Jardin des Tuileries. 

I - Pont de La Concorde
Para trás, a Assembléia Nacional (Palais Bourbon).
T - Place de La Concorde e o Obelisco.


 
I - Pont Alexandre III
Atrás, o Hotel des Invalides e o Musée de L'Armée.  À direita, o terminal da Air France.
T - Petit Palais e Grand Palais.
I - Pont des Invalides
Gare de Paris Invalides.
T - Palais de La Decouvert.

I - Pont de l'Alma
Começa na Place de La Resistance.
T - Place de l'Alma - Monumento à Paz - Lady Dy.

I - Passarelle Debilly
Para trás, o Musée de Quai Branly.
T - Musée d'Art Moderne.


I - Pont d'Iena
Atrás, La Tour Eiffel e o Champ de Mars.
T - Jardin de Trocadéro, Palais de Chailot e Aquarium/Cineáqua.

            E então, copiou?  Facinho, né?  Agora, embarcar no M 6, estação Trocadéro (escolhi este roteiro, para fechar o dia au grand complet, passando sobre o Sena) e desembarcar na estação Montparnasse, para fazer a conexão com a linha do M 4, direção Porte d'Orleans, e saltar na estação Alésia.  Um lanche almoçarado no KFC, na passagem, ou almoçar no hotel?  Você decide. Se desejar uma bobagenzinha para a viagem, ou mesmo para ainda acomodar na mala, dar uma passadinha no Carrefour, mas, olho no relógio, porque você tem um RV na recepção do hotel.
          Pagos os extras, retirar a bagagem do apartamento, deixá-la no maleteiro do hotel e sair batido para ainda aproveitar as quatro horas restantes, até o momento aprazado para o transfer.  Eu sugeriria uma ida à Place d'Italie M4 (roxa) até Denfert Rochereau e conexão com a M 6 (verde clara) - ali tem um super shoopping (argh!), um Carrefour imeeeeeeeeenso, boulangeries etc. e, à direita deste shopping, descendo a Avenue d'Italie, você pegará a Rue de Tolbiac, também para a direita, e estará no gueto chinês (garanto que você ainda vai comprar alguma coisa).
           No mais, bon voyage, à bientôt.

Iolanda Lopes de Abreu

Nenhum comentário: