quinta-feira, 10 de novembro de 2011

As diferenças entre um Bordeaux e um Bourgogne.

                             Hoje, vou superar-me.   Postarei sobre o que não gosto e o que eu não sei - vinhos, dando continuidade ao post de ontem.   Pesquisando!!!  Vamos lá, né Dr. Lucena (grande connoiceur de vinhos)!  Juiz manda.  Advogado(a) tenta... atender. rs.  Aliás, o senhor lê sempre o meu blog, dá sugestões.  Porquê não entra como seguidor?  Clique lá - seguidores - e preencha os dados solicitados.  Não dá choque e ninguém o importunará (isto não é rede social) por ser um fiel seguidor.
"No livro Bordeaux  Bourgogne: Les passions rivales, o geógrafo Jean-Robert Pitte (62 anos), Reitor da  Sorbonne, descreve e confronta as principais características dessas “duas civilizações que se opõem”: a protestante Bordeaux, com seus tintos e brancos oriundos de cortes, de misturas de duas ou mais uvas (Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot para os tintos, e Sémillon e Sauvignon Blanc para os brancos); e a católica Borgonha, com seus vinhos feitos a partir de apenas uma casta (Pinot Noir para os tintos e Chardonnay para os brancos). São, para ele,  as diferenças (e as escolhas) humanas, mais do que as particularidades do meio físico, que fazem um Romanée-Conti ser tão diverso de um Château Margaux.
Paradoxalmente para um geógrafo, Pitte não acredita em determinismo geográfico no cultivo da vinha. Ele, enquanto geógrafo,  defende o conceito de que é preciso bons terroirs (conjunção de solo e clima minimamente adequados para a viticultura) para produzir bons vinhos. Mas também deixa claro que os terroirs são freqüentemente melhorados pela mão do homem. Não são simplesmente dávidas da natureza. E quem labora mais, ou tem mais dinheiro para investir em sua propriedade, acaba tendo um melhor terroir e, quase sempre, um melhor vinho."
fonte: Marcos Pivetta/www.jornaldovinho.com.br

Um detalhe interessante é que as duas regiões possuem estilos e características bem diferentes, a começar pela nomenclatura de suas propriedades. Uma propriedade vinícola em Bordeaux chama-se Château e na Borgonha, Domaine. 


Bordeaux, França


Burgundy, France
    Obs.: Mapas do Google
Existem, hoje, 57 denominações de origem em Bordeaux, contra 110 da Borgonha. O clima também é bem diferente nestas duas localidades. Bordeaux é mais quente que a Borgonha,por isso, os vinhos são mais frutados e menos ácidos, em sua maioria.
BORGONHA
Uvas (tintos) - Pinot Noir e Gamay (Beaujolais)
Uvas (brancos) - Chardonnay
Estilo de vinhos (tintos) - Pinot Noir: de corpo leve a médio, taninos suaves. Aromas: Cereja, especiarias, couro, trufas etc. / Gamay: Frutado e com taninos leves. Aromas: Frutas vermelhas, violeta e banana etc.
Estilo de vinhos (brancos) - Chablis: Leves e refrescantes, com muita mineralidade. Aromas: Maçã verde, grama, pêra, frutas cítricas etc. / Outras regiões: Mais frutados e menos ácidos, passam por carvalho na sua maioria. Aromas: Maçã, pêssego, pão, nozes, mel etc.
Média de envelhecimento (tintos) - 5 a 12 anos
Média de envelhecimento (brancos) - 2 a 5 anos
BORDEAUX
Uvas (tintos) - Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Malbec, Petit Verdot. 
Uvas (brancos) - Sémillon, Sauvignon Blanc, Muscadelle.
Estilo de vinhos (tintos) - Margem Esquerda: Potentes, concentrados e bastante tânicos. Aromas: Frutas silvestres, chocolate, baunilha, tabaco etc. / Margem Direita: Encorpados, com muita concentração de frutas e taninos macios Aromas: Frutas silvestres, especiarias, couro etc.
Estilo de vinhos (brancos) - Secos: Delicados, leves e refrescantes. Aromas: Pera, pêssego, flores etc.  Doces: Complexos, intensos e com bastante acidez.
Aromas: Mel, damasco seco, abacaxi, marmelada etc.
Média de envelhecimento (tintos) - 5 a 20 anos
Média de envelhecimento (brancos) - 2 a 5 anos (Secos); 3 a 30 anos (Doces)
Fonte: AMANDA LOYO, Sommelier, no blog cvsj-guaruja.blogspot.com. 

Acho que está de bom tamanho, né?  Vou ficando por aqui, porque estou doidinha para beber uma pétillant  (também chamada água com bolhinhas), bem geladinha.  Fui!

Iolanda Lopes de Abreu
 




Nenhum comentário: