sexta-feira, 4 de novembro de 2011

La Cité Internationale Universitaire de Paris.

Poderia incluir a visita à Cidade Universitária Internacional de Paris no marcador Passeio Cultural, mas, o que não é "passeio cultural" em Paris?  Localizada ao sul de Paris, no 14º arr., nº 17-21, bd Jourdan, a cidade foi edificada, a partir de 1921, numa área de 34 ha, para promover a união entre os povos e contribuir para a paz no mundo, após a Grande Guerra, sendo erguidas construções, que hoje totalizam 40, acolhendo em torno de 6.000 estudantes, sendo 2/3 de 130 nacionalidades.
Para acessar a Cidade, pegar Mº 4, desembarcando na estação Porte d'Orleans e embarcar no Tramway - T3, desembarcando na estação Cité Universitaire, ou pegar o Mº 4/Mº 6, desembarcando na estação Denfert Rochereau e embarcar no RER B, desembarcando na estação Cité Universitaire.  Quem se sentir inseguro para utilizar o Tramway ou o RER, pode, ao descer na estação Porte d'Orleans, fazer uma agradável caminhada de uns vinte minutos, em linha reta, até a Cité, acompanhando a linha ajardinada do  - Tramway - um charme só.  Quase em frente ao campus, fica o ponto final do ônibus 21 (Cité, Tolbiac, Luxembourg,  Chatelet, Pont Neuf, Louvre/Rivoli, Palais Royal, Gare St. Lazare - um passeio e tanto!).



Estação do Tramway - 1º Mundo é outro departamento...

O primeiro edifício foi inaugurado em 1925 e foi construído sobre o modelo
dos colégios ingleses e constitui a Fundação Deutsch-de-la-Meurthe.
Com sua piscina, seu teatro e seus vastos salões é um dos alojamentos mais luxuosos.

Esta é a entrada 7 da Cité - A entrada mais próxima à Maison du Brésil é a de nº 4.  Verificar horário de entrada.


Observar que não é permiido o ingresso nos prédios dos países, salvo autorização especial (não  insistir).  Os que
podem entar ali possuem crachás e são rígidas as normas de inspeção de estranhos.

No primeiro domingo de cada mês (exceto agosto) você pode realizar uma visita guiada, com a duração de 2 horas, com o RV (rendez-vous) em frente do Colégio Holandês (College Néerlandais), às 15h - ticket: 10 euros.

De destacar-se que a cidade universitária internacional não é um lugar de aprendizagem, mas é usado por estudantes sem recursos ou por aqueles indicados por seu mérito, e também pelos pesquisadores, disponibilizando-se a eles
a hospedagem e lugares reservados para a prática de esportes e atividades culturais.





A Maison franco-brésilienne data de 1959 e foi desenhada por Le Corbusier e Lucio Costa e é uma justaposição de células sobre balcões profundos e coloridos.  O alojamento dos estudantes suissos foi construído também por Le Corbusieur, arquiteto de origem suissa.


Le Corbusier - mais que um mito.   São muitas as obras de autoria de Le Corbusier, apontadas aqui e e ali, em Paris.  Interessante que, meio deslumbrada, indo e vindo pelas ruazinhas, apreciando a arquitetura dos diversos prédios da C. I. U. P., acabei por desnortear-me e perder a direção da Maison du Brésil.  Acerquei-me de um jardineiro e perquiri sobre a localização da mesma.  Imediatamente o simpático senhor desligou a máquina que usava para cortar a grama e veio dar-me atenção  (era português), acompanhando-me até a alameda certa e, apontando para o prédio, começou a dicorrer, orgulhosamente, sobre Le  Corbusier, destacando que, depois, eu deveria ir até o prédio da Suissa, para conhecer outra obra dele.



Use a lupa.
Duas facilidades na área:  Uma, perder-se, tão grande, arborizado e agradável o local.
Outra, achar-se, graças a estes módulos indicadores das diversas unidades.
Acesse o mapa do local.

Iolanda Lopes de Abreu





Le Musée du Vin e sua programação em novembro.

Sábado - dia 5 - Apresentação das vinhas bordelais. - 10h 30min./12h 30min.
Sábado - dia 5 - Iniciação à degustação. - 15h/17h

Terça-feira - dia 8 - A Champagme, sua história e sua elaboração - Degustação de 5 Champagnes - 18h 30min./20h 30min.

Sábado - dia 12 - Iniciação à degustação - 15h/17h  

Terça-feira - dia - Inciciação à degustação - 18h 30min./20h 30min.

Sábado - dia 19 - Vinhos e Chocolates (Ai meus sais, quero dizer, meus açúcares!) - 10h 30min./12h 30min.
Sábado - dia 19 - Iniciação à degustação - 15h/17h  

Sábado - dia 26 - Os Aromas do Vinho - 10h 30min./12h 30min.
Sábado - dia 26 - Vinhas do Susoeste da França - 15h/17h