quinta-feira, 6 de setembro de 2018

1º dia em Paris - 2018.


Cheguei à Rue Miollis precisamente às 11h 20min (avisara que chegaria por volta das 11h.
Yves, o simpático Anfitrião Airbnb estava na portaria da entrada 28 e subimos juntos ao apartamento, onde ele pacientemente e minuciosamente mostrou-me tudo: funcionamento da poltrona-cama, acionamento das janelas externas, manuseio de controles remotos de TV, uso da placa elétrica e das torneiras do box, abertura e fechamento de portas, locais de colocação de sacos de lixo e vidros de um modo geral, em compartimentos no piso da garagem, localização de sua cave (andar -2), onde eu poderia, precisando, pegar tábua de passar roupas, ventilador, mesinha extra (se necessitasse dela) e chave extra.  Em seguida, fomos ao andar térreo, onde mostrou-me o acionamento das duas portas, com sensor se chaves.  Em seguida, saímos juntos do prédio.
Como não poderia deixar de ser, iniciei minha estadia aqui, fazendo um reconhecimento da área e aproveitando para fazer compras no Picard (congelados, entre eles, sorvetes, porque o calor estava forte), para pequenas e eventuais refeições, em casa e, no Franprix, de tudo um muito para café da manhã, lanches, e algumas garrafas de litro e meio de água mineral.  Aproveitei e entrei numa boulangerie muito simpática e comi um croc monsieur, acompanhado de um café expresso. Voltei para casa e  arrumei as compras nos seus devidos lugares.  Excelente e completa a cozinha do apartamento.
Olhem como ficou convidativa a minha geladeira, ao chegar das compras!!  Rsrsrs.

















No armário ao lado esquerdo da porta de entrada do apartamento, a máquina de lavar roupas e cabides em profusão, para você as pendurar, e ainda prateleiras com cobertor e travesseiros, que retirei.


Finalmente, saí de casa, às 14h, já tendo deixado tudo em ordem.  Segui pela Rue Cambronne, observando o entorno, até à estação Cambronne - M6, muito perto, bem ao final da rua, onde quase tudo tem este nome.

Já percebeu que sobrou pouco tempo para um rolé, não é mesmo?  Ah, Paris!!! Que maravilha!  A cidade está apinhada de gente, de todos os cantos do Mundo.  É claro que os chineses estão dando de dez.  Parecem formar grandes e intermináveis formigueiros, em qualquer lugar que você chegue.  Mas isto colabora para tornar a cidade mais alegre, posto que multicolorida, quer nas vestimentas, quer na diversidade de raças.  Aliados a isto tudo, o sol e o calor.  Uh la la!!! 28º e um céu azul de furar o olho. 

Atualizei o passe Navigo na estação Cambronne e comprei, depois de fazer uns cálculos, o passe mensal, embora já estivesse no 6º dia do mês, mas que compensará, porque rodo muito, de ónibus, metrò e TRAM, e que saiu a €68,36, mas me permitirá circular da zona 1 à zona 5.

Embarquei ali mesmo, em direção à Place Charles De Gaulle/Étoile.  Melhor que isto, só dois disto.  Muito perto.  Circuito de oito estações, com direito a passar sobre o Sena, vendo a Torre Eiffel, no seu todo.  Desembarquei e, como não poderia deixar de ser, ao sair da estação, em plena Avenue des Champs Elysées, vi-me em meio a um mundaréu de pessoas fotografando o Arco do Triunfo, comme toujours.  Sempre parece ser a minha primeira vez.  E emocoinei-me.  Agradeci a Deus por poder estar ali uma vez mais.  Muita emoção.  Pedi a uns chineses e, depois, a uns brasileiros, para me fotografarem, embora estivesse  com o pau de selfie na bolsa.  O cansaço que nos abate no primeiro dia e insopesável.


Pena que o sol não estava a favor.
Embarquei no Bus 52, cujo trajeto até à Opéra é bem meu conhecido, e desembarquei na Madeleine.  Precisava comprar dois presentes na Fauchon e "tomar um banho de loja".  Aproveitei para usar seu impecável banheiro (já fica uma dica).  Saí e embarquei no M8, cuja estação fica colada à loja, em direção a Balard,  e desembarquei em La Motte-Piquet Grenelle, para embarcar no M6 e descer em  Cambronne.  Cheguei em casa às 19h 30min., moooortinha.  Dia ainda muito claro.


Muito bonito o Condomínio onde está localizado o apartamento que aluguei, de Monsieur Yves Vernont.

Belos jardins enfeitam o Condomínio.


Fui dormir preocupada, porque não consegui acessar a Internet e, assim, sem contato com Yves, para um help.

Ob.:  Não ficarei dando detalhes dos trajetos das linhas do metrô.  Somente apontarei os seus números, assim também, em relação aos ônibus.


Iolanda Lopes de Abreu




Nenhum comentário: