sexta-feira, 9 de novembro de 2018

100 anos do final da 1.ª Guerra Mundial - Notre Dame

Espetáculo dos 100 anos do final da 1.ª Guerra Mundial na Catedral de Notre-Dame de Paris

Um novo e monumental espetáculo, que promete emocionar turistas e parisienses, tendo como suporte a fachada da Catedral de Notre-Dame dos dias 8 a 11 de novembro. Chamado Dame de Cœur, o show de luzes, imagens e sons faz parte das comemorações do centenário do fim da 1ª Guerra Mundial e homenageia os milhares de soldados que perderam a vida na guerra.

O espetáculo desenvolve-se a partir da história de uma enfermeira francesa que encontra um soldado americano agonizando num campo de batalha. Ele confessa a ela o arrependimento de nunca ter conhecido a catedral de Notre Dame.

São 25 minutos de projeções – acompanhadas por banda sonora – criadas pelo cenógrafo Bruno Seillier. Ele já havia idealizado espetáculos semelhantes para os Invalides, em 2012, e para a própria Notre Dame em 2011. Todo o processo levou 1 ano de planeamento e oito meses de trabalho, com um custo de 400.000€. Uma parte foi financiada pela associação internacional Knights of Colombus, criada em 1882.

Além das projeções na fachada (cascatas, fogos de artifício, os reis e anjos da fachada dançando etc), haverá também projeções no interior da Catedral, que será iluminada por cerca de 400 velas. Um evento de sonho!




Colaboração do Amigo Arno Muller

Iolanda Lopes de Abreu

Nenhum comentário: