segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Continuando no 18º...

Bem, eu indiquei  o desembarque na estação Anvers, do M2, para subir em direção à Basílica de Sacré-Coeur, mas você pode optar também pelo desembarque na estação Abesses, do M12, para caminhar, quase paralelamente ao Bd. de Rochechouart, que perfaz um trajeto muito interessante, até à Estação do Funiculaire..  Há muito o que ver ali, inclusive, pequenos Restaurantes, Cafeterias, trocentas lojinhas de lembrancinhas e muito mais.

Antes de seguir em direção à Basílica, entre na Rue des Abesses e pegue a Rue Ravignan, para encontrar um muro muito especial, na cidade onde o Amor está no Ar - Le Mur des Je T'Aime - onde a declaração de amor está escrita em 280 línguas.  Lindo demais.  Descubra onde está "Eu Te Amo".

Agora, vamos a uma pergunta que não quer se calar:  "O entorno de Pigalle não é perigoso?"  Perigo há em todo lugar e, em se tratando dessa região que se tornou famosa pelas lojas de vendas de produtos relativos a sexo, casas que recebem homens para satisfação de tudo, até de suas taras, o que existe mesmo é um intenso ir e vir de homens e mulheres, pelo Bd. de Rochechouart, que se divertem só de ver os artigos nas vitrines.  Nunca presenciei nenhum trelelê por ali.

E você que está aí em Paris, não perca a Fête des Vendanges, ou Festa da Colheita, que acontece em todo mês de outubro e está acabando.  Sabia que há um único vinhedo em funcionamento, em Paris - Clos Montmartre?   Ele recebe milhares de visitantes em sua festa anual.

Não poderia deixar de mencionar o Cimetièri de Montmartre, que é como se conhece o Cemitério Norte, para aqueles que gostam de obra de arte funerária e de conferir os famosos que estãp ali aguardando o Dia do Juí9zo Final: Dalida (nascida Iolanda Cristina Gigliotti, depois, Yolanda), Jean-Baptiste Debret, Edgar Degas, Stendhal (Henri - Marie Beyle), Émile Zola, Andé-Marie |Ampère e muitos outros.

Quanto a Dalida, acesse o Google e vai ficar espantado(a) com a extensa biografia da Cantora e Atriz, que se suicidou aos 54 anos. Certa vez, descendo uma das escadarias de Montmartre, deparei-me com a Place Dalida, onde está o busto da Cantora.  Bem perto, a casa onde residiu.






...



Nenhum comentário: