quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

DESAPEGA, vamos ao 10º arrondissement.

Bonjour!   Espero que todos tenham tido um excelente e abençoado Natal e, desapegando, chegamos ao 10º arrondissement, onde os grandes destaques são a Gare du Nord (a mais movimentada de Paris)  e a Gare de L'Est (inaugurada por Napoleão III, em 1850 - a mais antiga das estações de Paris), muito próximas, uma da outra.

Este arrondissement marca o início da "segunda volta no caracol" e está situado à margem direita do Rio Sena.  Nele, vamos encontrar duas imponentes portas: a Porte Saint Denis e a Porte Saint Martin.

A Porte Saint-Denis é um monumento de Paris representando um Arco do Triunfo, e fazia parte do Muro de Carlos V, construído no século XIV.  Foi construída em 1672 e hoje, lamentavelmente, é apenas um marco de onde estava uma grande fortificação medieval da cidade, hoje destruída. Caminhando pelo Bd. de Bonne Nouvelle, você a encontrará facilmente.  Nela se vê a inscrição Ludovico Magno, ou seja, Luís o Grande.  Mede 24,65m de altura, 25 metros de largura e 5 metros de profundidade.  O arco mede 15,35m de altura, na parte central e 8m de largura.

Umas dezenas de metros mais adiante, você encontrará a Porte Saint-Martin, que, igualmente à Porte Saint-Denis, é um monumento de Paris representando um Arco do Triunfo e fazia parte do mesmo Muro supracitado.  Ela foi construída em 1674 e mede 25m de altura e 5m de espessura.  O arco mede 15m de altura e as duas portas medem 3,30m por 1,70m, cada uma de per si.  Ambos os monumentos foram edificados em homenagem ao Rei Sol e foram restaurados em 1988.

Mas, muitos devem estar se perguntando: "porquê o blog começou a abordar o 10º arrondissement, justo pelos Arcos?"  Meus queridos e minhas queridas, este espaço físico de Paris é muito interessante, porque envolve todas as etnias, tem todo tipo de comércio, apresenta todo tipo de "ofertas", tem grandes cinemas, incontáveis casas de fast food e n Restaurantes, para todos os gostos.

Se você chegar em Paris, justo agora, que a cidade já está sob frio intenso, sem levar um agasalho condizente, venha para o !0º.  Você vai ficar assombrado com os preços módicos de excelentes casacos, que são expostos nas lojas aos montes.  Só um pouco de paciência e...

Você quer fazer unhas especiais, cabelos escalafobéticos, cílios imensos?  É por aqui.  Mas não se assuste com as "senhoritas" envoltas em belos casacos de pele, oferecendo seus "serviços", perambulando pelas calçadas ou à porta de prédios meio suspeitos.  Hoje, elas são incontáveis e, principalmente, orientais. 

Bem, no 10º arrondissement, também está a Praça da República.  Mas ela não pertence ao 11º, como vimos anteriormente?  Para isto eu nunca tive uma explicação plausível, porque não sei como fica o sistema administrativo.  Mas como a praça é enooooorme, imagino que seja do tipo de administração da Ponte Rio/Niterói (RJ.).  Rsrsrs. 

Uma visita interessante que fiz, no 10º arrondissement, foi ao Hopital Saint-Louis, mandado construir pelo Rei Henri IV, que colocou a pedra fundamental em 1607 (ficou pronto em 1612).  Destinou-se, inicialmente a receber vítimas de peste, tendo recebido este nome em homenagem ao Rei Louis IX, que morreu de peste negra durante a oitava cruzada, em 1279.  O hospital é visto a partir do Canal de Saint Martin.  A construção do nosocômio reporta-nos à das casas da Place de Vosges, com seus tijolos aparentes.

Se você não fizer o passeio de barco pelo Canal de Saint Martin (tem 4,55km de extensão), sobrando um tempinho, não se furte a caminhar um pouco por uma de suas margens, observando as eclusagens, ou a sentar-se num dos incontáveis cafés, para ver o ir e vir de incontáveis parisienses que, principalmente, à tarde, estão por ali, andando calmamente, ou sentados à margem dele, papeando.

À margem esquerda do Canal de Saint Martin, encontra-se o icônico Hotel du Nord (lembra-se do filme dos anos 70?).  Vá até lá (20 Quai de Jemmapes),  para apreciar sua atmosfera.

Ainda no 10º, está o Palais de Glaces Palácio dos Espelhos), 37 Rue du Faubourg du Temple, teatro muito conhecido e bastante frequentado.  Bastante ainda teria para falar aqui, sobre onde ir, neste arrondissement com tantas opções, mas não quero encerrar sem citar o Marché San Quentin.  Fantástico.  tem de tudo um muito e merece ser visitado. Aliás, sua estrutura, em ferro, é algo para ser apreciado.  Despega, vem pro 10º!!!



Nenhum comentário: