sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

DESAPEGA, vamos ao 8º arrondissement.

Ué, Iolanda, desapegar indo ao 8º, ou, como é conhecido, ao arrondissement do Elysée, para caminhar pela avenida mais importante de Paris, quiçá do Mundo - a Champs Elysées - indo da segunda maior praça da França, com 84.000m², La Concorde - até o Arco do Triunfo?   Ah, isto todo mundo que vai a Paris, já faz...

Ora, queridos, não vamos ficar na mesmice.  Por diversas vezes, hospedei-me no 8º arrondissement, no enorme apartamento Haussmaniano de Madame B, localizado no Bd. Hausssmann - show!  Podia ir caminhando até o Arco do Triunfo, passando pela porta de  uma grande atração do bairro, o Musée Jacquemar-André, localizado no número 158 do referido boulevard, um hotel particular.  Já ouviu falar dele?

O Museu é, nada mais nada menos, que uma belíssima Mansão que reúne obras de arte colecionadas pelo casal Nélie Jacquemart (artista) e Edouard André (herdeiro de uma família de banqueiros),   Em 1913, eles doaram tudo ao Institut  de France e, ali, são também realizadas exposições temporárias.  Muito recomendo a visita.  O enorme salão de jantar abriga, hoje, um Restaurante chic.  Aproveite.

Duvido que, você, indo passar poucos dias na Cidade Luz, chegue lá pensando em ir à Église de La Madeleine, consagrada como igreja católica em 1842.  Ela é vista a partir da Place de La Concorde e, num piscar de olhos, você pensará estar de frente para um templo grego.  Magnifica! Então, suba a Rue Royale (Uau!  Irá passar na porta do Maxim's) e visite-a. No lado posterior, irá encontrar a Fouchon (Mama mia!) e a Hédiard (recuperada e, agora, de propriedade de árabes), os supra-sumos da gastronomia chic.

Então, o que achou?  Você poderá se desapegar do óbvio, no 8º arrondissement, um dos bairros mais nobres de Paris e conhecer muito mais, ali, tudo pertinho e, se sobrar tempo e disposição para caminhar, aconselho subir a Avenue Montaigne, que começa no Rond Point e termina na margem esquerda do Sena.  Eu chamaria o local de "bobódromo" (rsrsrs), para o nosso perfil, porque as lojas chiquerésimas (todas as griffes possíveis e inimagináveis) só nos permitem ver os modelitos do lado de fora das vitrines de altíssimo luxo.  Mas eu amo caminhar por lá.


Nenhum comentário: