Confesso a vocês que iniciei, o ano de 2023, totalmente arriada, numa tremenda lombeira, sem forças para nada. O maior corrupto da história do Brasil, falastrão, mentiroso, ladrão, condenado por vários crimes, assumiu a Presidência, por meio de uma eleição fraudulenta. Eis aí a razão da minha ausência durante quase duas semanas. Mas, a vida continua. Deus está no comando.
Falei, logo ao início do DESAPEGA referente ao 10º arr., sobre a Gare du Nord, a mais movimentada da Cidade Luz, inclusive de onde parte o Eurostar, que nos leva a Londres em 2h 16min., passando sob o oceano, através do Eurotúnel. Pois é, justamente no dia 11 de janeiro p.p., um fato desagradável aconteceu ali. Um homem, ainda não identificado se líbio ou liberiano, com uma arma branca, atacou seis pessoas que se encontravam no interior da gare, uma delas, gravemente. Tudo muito lamentável.
Mas, vamos ao nosso enfoque de hoje - o 9º arrondissement, onde está localizada a Opéra Garnier. Não deixe de a visitar. Os ingressos podem ser comprados no dia (lateral esquerda do teatro) e o preço gira em torno de 10 euros. Acesso: Métro Linhas 3, 7 e 8 - estação Opéra
Estando de frente para o Teatro, lugar especial para uma bela foto dele, olhe para o outro lado da rua, à esquerda. Ali está situado o famoso Café de la Paix, inaugurado em 30 de junho de 1862. Se tiver "bala na agulha", faça uma reserva e delicie-se com a beleza de sua decoração.
Na parte posterior da Ópera, você vai dar de cara com as badaladíssimas Galeries Lafayette (40 Bd Haussmann), que constituem, a meu ver, a melhor loja de departamentos de Paris. Entre. Passe de um bloco para o outro, admire-se com a beleza da cúpula, sobre o setor de perfumaria e suba até o terraço - maravilhe-se.
Ande um pouco mais para a frente e encontrará a Printemps (64 Bd Haussmann) e, se já ficou maravilhado com a cúpula das Lafayette, vai se encantar com as oito cúpulas desta imensa loja. Vá ao 8º andar e circule pelo terraço, descobrindo mais um pouco de Paris.
Bem, você já percebeu que o 9º arr. é o paraíso das compras. Turista chinês sendo recebido com tapete vermelho, em tudo quanto é canto. Lojas de todas as griffes possíveis e imaginárias. Se for a sua praia, não perca a oportunidade.
Já falei anteriormente sobre as passagens cobertas e, aqui no 9º arrondissement, você encontrará a Passage du Harvre: 109 Rue Saint-Lazare. Aí também o Museu Grevin, famoso Museu de Cera - 10 Bd. Montmartre e, quase ao lado, no número 14, para quem gosta, o Hard Rock Cafe Paris.
Nenhum comentário:
Postar um comentário