Há muito o que fazer, no 19º arr. Você não tem noção. Assim, se for a Paris para passar uns cinco dias, inclua o 19º na sua programação. Vou começar pelo meu queridinho, o Parque de Buttes Chaumont. Para ele, destine uma manhã ou uma tarde, inteira, porque há muito o que caminhar, descobrir, fotografar, enfim, curtir, de montão. Eu prefiro chegar lá bem cedinho, com calçado confortável, levando um delicioso e variado lanche, água geladinha e frutas (ah, interessante é portar uma toalha ou algo do gênero, para estender sobre o gramado, para picnicar ou mesmo se esdraiar e tirar um cochilo, sob a sombra de uma frondosa árvore.).
Como chegar ao Parque? A Linha 7bis (linha auxiliar do M2, M5 e M7), irá deixá-lo(a) na estação Buttes Chaumont ou na estação Botzaris. Eu prefiro desembarcar nesta segunda., porque, antes de entrar no parque, bem em frente ao portão principal, há um banheiro público (aproveite) e porquê, há uma escadaria enoooooorme, para acessar o parque (não se assuste, há a opção de usar um elevador). Já inicio aí, meu exercício matinal. Ele é super bem cuidado. Passou por reformas, em 2019. Veja a foto que aparece, na página principal do meu blog, abaixo do título "Quem Sou Eu" - foi tirada na gruta do parque em tela.
O parque, para mim o mais bonito da Cidade Luz, foi inaugurado em 1º de abril de 1867, ou seja, ao mesmo tempo em que se realizou a Exposição Universal do Champ de Mars. Tem um imenso lago, cascatas, gruta, mirante, ponte super interessante,
uma Cafeteria e grande área de bom piso, para onde afluem os moradores do bairro, que se dedicam às corridas, ou às caminhadas. Famílias levam seus filhotes para andar de bicicleta, patins e/ou patinete ou para se distraírem com uma infinidade de patos e gansos que dão um belo colorido ao local.
A outra entrada fica bem em frente à Mairie do 19º arr, que, à sua direita (vista de frente), tem uma patisserie que merece um visitinha de engorda. rsrsrs. Entre a Mairie e esta entrada do parque, está uma plataforma onde param diversas linhas de Bus: 71, 75, 82. Assim, curta ao máximo este pulmão verde da cidade onde o amor está no ar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário