Parc de la Villette - Wow! Um dia inteiro nesse parque, ou mais...
Podemos chegar a este imenso (mais de um quilômetro de comprimento por setecentos metros de largura) Complexo - eu o chamaria assim, embarcando no M5, sentido Bobigny, e saltando em Porte de Pantin, ou, no M7, sentido La Courneuve, para saltar em Porte de la Villette. Para quem vai pela primeira vez, eu acho a primeira opção a melhor.
A área é muito bem disposta. sabem, meus amores, e, a partir da recepção, à esquerda, as "ofertas" de distração vão sendo visualizadas num crescendo para perder-se o fôlego.
Logo na entrada, à esquerda, vocês têm o setor de venda de ingressos. Não, a entrada não é paga. Vocês circulam, à vontade, sem pagar nada, mas há uns setores cuja utilização é cobrada. No lado oposto, um grande restaurante. Bem na parte central, uma grande área coberta, onde ocorrem diversas manifestações culturais. De tudo, um muito. Já fiz até ginástica, aí, com instrutores supimpas.
Na sequência, à esquerda, a Cité de la Musique e le Conservatoire de Paris; à direita, o Théâtre Paris-Villette; uma espécie de avenida, semicoberta, forma a Galerie de la Villette e, acompanhando esta, salas de espetáculos e algumas lanchonetes. Mais para a esquerda, um setor de entretenimento infantil e, para a direita, vasta área verde, para recreação, logo após a Filarmônica de Paris (2.400 lugares sentados), inaugurada em janeiro de 2015 - um prédio de linhas super modernas.
Mais a diante, para a esquerda, le Zénith, uma casa de espetáculos e, então, encontramos o Canal de Ourcq. Para atravessá-lo, uma escada de ferro (existe também um elevador, mas somente consegui usá-lo uma única vez, porque está sempre em reparo, argh). Logo do outro lado, encontramos a Géode (filmes em Imax ou em 3D-relief - tudo pago; bons, os banheiros e a cafeteria), o Planétarium e le Sinax (o Simulador). Alcançamos, então, após passarmos por uns lagos e espaço de alimentação. a Cité des Sciences & de l'industrie, mas isto é assunto para o próximo bloco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário