quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

DESAPEGA, vamos ao 12º arrondissement.

Olá, queridos(as)!  Queiram desculpar-me o silêncio, mas estive fora da minha base, durante um bom espaço de tempo.  Fui conhecer Capitólio e Inhotim/Brumadinho, que estão localizadas em Minas Gerais e que muito recomendo a visita nas suas próximas férias.

Vamos retomar nosso desapego, já chegando ao 12º arrondissement, começando por uma visita imperdível - o Château de Vincennes. um palácio fortificado construído em 1337 e que está situado em Vincennes, inteirinho, intacto, sendo o mais importante castelo-forte Real francês que existe nos nossos dias e está esperando a sua visita.  Muito fácil o acesso.  Saltar no ponto final da linha 1 do Métro e atravessar a Avenida de Paris, para, através da ponte levadiça, chegar ao entorno do castelo, que não tem mobiliário e já serviu de prisão.

Também localizado no 12º arr., encontramos o Bois de Vincennes, o segundo maior bosque de Paris - o primeiro é o Bois de Boulogne.  O bosque tem quatro grandes lagos e abriga o Zoológico de Paris, que ficou fechado por muito tempo, mas foi reinaugurado em 2014 - quem viaja com criança é um programa e tanto.

Na Rive Droit do Rio Sena, encontramos o agradável e muito bem cuidado Parc de Bercy - gosto muito de bater perna por ali e um dos meios de acessá-lo é caminhando pela Passarelle Simone de Beauvoir.  No parque, uma escultura de Oscar Niemeyer e, no alto da grande escadaria, esculturas representando as crianças do Mundo, em seus trajes tradicionais - obra de  Rachid Khimoune.  Próximo à entrada do parque localizada no lado oposto, está o Palácio Omnisport de Paris-Bercy, que é uma sala de espetáculos.

Ainda, se acompanhado(a) de crianças, indico a visita ao Palais de la Porte Dorée - 293 Avenue Daumesnil, que possui um interessante aquário tropical.  Acesso pela estação Porte Dorée do M 8 ou T 3a.

Um passeio que eu super indico é na Promenade Plantée (Caminho Arborizado) - um parque linear, agora conhecido como Corredor Verde Renée-Dumont, o primeiro parque elevado do Mundo.  Quem estiver em Paris, na Primavera, é uma pedida e tanto, porque os jardins são belíssimos.  Aqui acontecem os cinemas ao ar livre - você leva seu lanche e uma canga e se esdraia na grama, em frente ao telão (leve um agasalho).  Ao final., fica o Parque de Reuilly onde, na descida da escadaria, você encontra uma das fontes maravilhosas de água pura e cristalina, natural ou geladinha.  Saindo do parque, a imponente Mairie.

O cemitério de Picpus, um dos cemitérios privados de Paris, é considerado o cemitério dos judeus portugueses de Paris.  Somente abre na parte da tarde e sua localização é meio complicada, porque, além de manter o portão fechado, tem uma capela na entrada, o que o esconde.  Tive dificauldade para localizá-lo.

Para finalizar, devo dizer que a Paris Moderna está em Bercy.- é a Bercy Village, que pode ser acessada desembarcando na estação Cour St-Émilion do Métro 14, sentido Olympiades.

 



Nenhum comentário: