sexta-feira, 18 de novembro de 2022

DESAPEGA, vamos ao 13º arrondissement.

 

Interessante!  Percebo agora, nesta caminhada pelos arrondissements, que o 13º é aquele que apresenta atrações bem diversificadas, não deixando de o visitar, nas minhas idas a Paris.  Nesta época, então, de festejos e ornamentações natalinas, procuro dar uma circulada por lá.  A razão disto, a Mairie (sede do arrondissement) é uma das mais belamente ornamentadas e iluminadas da Cidade Luz.  Também, na época da Festa dos Jardins, a decoração destes, em frente à Mairie, é um lugar muito fotografado por cidadãos locais e turistas, tal a criatividade dos responsáveis pela jardinagem.

No lado oposto, encontra-se o movimentadíssimo Centro Comercial Italie 2  (espetacular shopping instalado num imenso prédio) e este ponto está separado da Prefeiturinha pela bela Place d'Italie.  Uma das entradas do Centro Comercial faz costada com o melhor Carrefour (a meu ver) de Paris.  Impossível não ir até lá, verificar.

Quando se desembarca na estação Place d'Italie (entroncamentos das linhas 5, 6 e 7 do Métro), uma visão que impacta é a dos altos prédios modernos que estão no entorno.

Gosta de ler?  Que tal uma ida à Biblioteca François Mitterrand - Biblioteca Nacional da França, composta de quatro imensas torres, unidas por belos jardins e com altas escadarias que nos conduzem à margem esquerda do Sena?  Um dos andares (não sei precisar qual e de que torre) é aberto ao público.  

Ainda pertencendo ao 13º, temos o Stade Charlèty, ao lado da Cidade Internacional Universitária, com capacidade para acomodar 20.000 expectadores.  Ele vai receber o basebol nas Olimpíadas de 2024.  

Aí também,  a Manufatura dos Gobelins - sua visita guiada (paga) é imperdível (ela tem de ser marcada).  Sendo seu dia de grandes pedidas, consegue chegar ainda havendo vaga.

Um passeio prazeroso de ser feito é o Circuito da Butte-Aux Cailles que está situado dentro do quarteirão administrativo chamado Maison Blanche.  Ao fazer este circuito, utilize sapatos confortáveis (sandálias, tênis, crocs...), porque vai andar bastante, mas é uma caminhada agradabilíssima, onde vai encontrar uma fonte de água geladinha, bem em frente à piscina de Butte-Aux-Cailles (de 1929), restaurantes, cafés e construções de casarios baixos lindos, super interessantes.





Nenhum comentário: